Garota cinquentinha

– Lá vem a garota da cinquentinha!

Assim eu fui recebida por um dos familiares da Thais, uma amiga e ex-colega de trabalho que costuma me chamar para fotografar os aniversários da família. Foram tantos eventos que já estava famosa pela lente que costumo usar. Virei a menina da cinquentinha!

A lente 50mm eu comprei por indicação da minha fotógrafa mestre. Eu pedi a indicação de uma lente que fosse versátil, mas que valorizasse retratos. Sábia, a Clau me mostrou que ela era a opção que eu buscava. Quer alguns motivos para você também ter a sua cinquentinha?

1. Preço baixo

É uma lente com preço mais baixo em relação às outras. Para quem está começando, é uma ótima lente para fugir da tradicional do kit. É complicado falar em “barato” dentro da fotografia, mas, leve em conta que uma lente 50mm custa, em média, menos de R$ 1000 e existem lentes que custam mais de R$ 60 mil. O custo benefício vale a pena!

Curiosidade: A Leica já produziu uma lente que custava U$S 2 milhões!

2. Desfoque

Nos meus ensaios e nas coberturas de evento, eu valorizo rostos e detalhes. O ambiente, na maior parte do tempo, é secundário. O desfoque que a lente 50mm proporciona é ideal para esse tipo de foto. Valoriza os modelos de ensaio fotográfico e também destaca aquele sorriso no meio da multidão dos convidados de uma festa.

3. Leveza

Equipamento fotográfico já é pesado por natureza. Ter uma lente leve e compacta pode poupar dores nas mãos, nos pulsos e na coluna. Por não ser uma lente com zoom, a cinquentinha facilita a vida de quem precisa carregar mochilas, tripés e passar algumas horas fotografando.

4. Versatilidade

Em festas de aniversário, batizados, ensaios internos e externos (e até eventos grandes) é a 50mm que sempre me acompanha e é com ela que eu faço a base do meu trabalho. Obviamente, em alguns momentos, é necessário utilizar uma lente mais aberta, como na hora de fotografar famílias grandes ou eventos com palco. Mas, se você tiver espaço de recuo, é possível se virar.

5. Pouca distorção

Algumas lentes proporcionam um efeito arredondado nas bordas ou distorcem o rosto das pessoas, dependendo da proximidade entre câmera e o assunto a ser fotografado. A cinquentinha proporciona uma imagem bem parecida com aquela que o nosso olho registra, o que é essencial para retratos. A não ser que o que você deseja seja o efeito distorcido, não é mesmo?

6. Lente clara

Lente clara significa que ter uma grande abertura, que permite maior entrada de luz, o que deixa as fotos mais… claras. Uma grande abertura permite uma boa entrada de luz e também manter o fundo desfocado.

A 50mm é a melhor lente?

Não existe “a melhor lente”. Tudo depende do contexto, da necessidade e do olhar de quem fotografa. Ela não é a melhor para fotografia de paisagem, por exemplo. Na hora daquela foto completa em família, pode ser que ela dê trabalho se você não tiver espaço para se movimentar.

Como fotógrafa que valoriza o lifestyle, procuro olhares, sorrisos e expressões marcantes. Outras pessoas se especializam em arquitetura, o que pede uma lente diferente que possibilite o registro de vários elementos. Na natureza, você pode precisar de uma lente que foque de pertinho, para registrar uma joaninha em uma flor, ou uma que faça os registros de bem longe para fazer o clique perfeito de animais em seu habitat natural.

Eu, por aqui, sigo sendo a garota da cinquentinha. E para você e o seu estilo de trabalho, qual a melhor lente?

Escrita e Click

About Escrita e Click

Leave a Reply